SEBRAE RECEBE DEZENAS DE EMPREENDEDORES EM PALESTRA QUE FORMALIZA TRABALHADOR INFORMAL.

MATÉRIA: SEBRAE MEI
REPORTAGEM: MARIA ALEXANDRA
DATA: 22/09/2017

⛔Weslane Mariana de 22 anos, trabalha desde dos 15 anos como micro-empreendedora no ramo de vendas, por ser uma adolescente bem independente resolveu fazer bolos e doces diversos para vender na pequena vila onde mora há 40 km do município de marabá.

⛔Assim, como weslane outras pessoas que trabalham no ramo de vendas estão mais atentas para regularizar a situação no mercado de trabalho, para isso, estão procurando auxílio no SEBRAE marabá, a fim de fazer o MEI (micro empreendedor individual) um mecanismo do governo federal que dá direitos à pessoas empreendedoras como Weslane e outras tantas que trabalham informalmente na região.

⛔A lei foi criada em 2008 e, desde então o SEBRAE vem atendendo  milhares de empreendedores. Mais de 400 categorias são assistidas pela lei, entre construção civil, comércio e prestadores de serviço. Segundo Marcelo Ribeiro gerente regional do SEBRAE, mesmo com toda facilidade para obter um registro, os empreendedores têm que compreender alguns deveres “é importante saber quais são as obrigações dele e quais são seus deveres, agente encontra muito empresário enquadrado com o MEI que não fazem declaração anual de imposto de renda, isso é uma obrigação dele”. Para que esse tipo de procedimento não seja frequente entre aqueles que resolvem atuar pelo MEI, o SEBRAE oferece uma palestra todas as quartas-feiras.

⛔Na palestra que tem duração de mais de 40 minutos o empreendedor ficar sabendo, por exemplo que tem que pagar uma taxa mensal cobrada via boleto bancário que é aconselhável adquirir pelo portal do empreendedor ou no próprio SEBRAE, pois o gerente alerta, “por causa de fraudes em boletos recomendamos que o empresário venha até o escritório do SEBRAE que fica na folha 28 ou entrar no portal do empreendedor, www.portaldoempreendedor.gov.br “. Outro alerta é como proceder caso haja necessidade de contratar mão de obra no caso do MEI o sistema recomenda que haja apenas uma contratação, outra dica é como deve emitir nota ou somente recibo e uma importante recomendação, como fazer seu livro caixa, pois cada MEI tem que prestar contas à receita federal de 60 mil reais ano,  valor que pode mudar em 2018, podendo chegar até 80 mil ano.

⛔Weslane assistiu a apalestra, gostou e já saiu regularizada pela lei, ela conta que para ser um empreendedor de sucesso, basta ter fé e uma boa dose de disciplina para coordenar o trabalho que não é fácil, mas trás rendimento satisfatório, "se for bem feito trará uma remuneração boa e uma satisfação ótima." 

Fonte: SEBRAE





Comentários